Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quem não respeita seu patrimônio histórico não respeita nada

Revolta e desespero são os sentimentos que afloraram em mim quando soube através da Manoela, e seu blog Mistureba Geral, que pretendem destruir um dos poucos prédios históricos que ainda sobrevivem na cidade que tanto amo: Saquarema.



A antiga Prefeitura, exemplo do casario dos primórdios da vila de Saquarema, um dos objetos arquitetônicos característicos do centro da cidadezinha e atual Casa de Cultura, está com seus dias contados. Como assim? Vocês devem se perguntarda mesma forma que eu fiz. Segundo notícia do Jornal O Dia ("Moradores de Saquarema defendem Casa de Cultura"), os próprios moradores se organizaram para tentar impedir este crime. Sim! Porque a população tem uma capacidade de entender o valor de um "prédio velho", um lugar de cultura, um facho da sua própria memória. Coisa que muito governante não tem a capacidade de vivenciar porque estão ocupados com futilidades como "casa nova" às custas de destruição da própria memória.

A revolta que sinto é tão grande! Como profissional da cultura vejo nisso uma atitude absolutamente arbitrária e cruel. Destruir um prédio como este é limar a história de uma cidade, de uma população inteira que já vê sua história ser destruída a todo momento (pelo desmanche de suas tradições e práticas culturais). Mas acho que é isso mesmo que querem, acabando com a história conseguem destruir a memória das pessoas. E um povo sem passado vai se tornar um povo sem futuro, pois não tem bases sólidas para construir nada.

Graças a Deus algo será feito hoje (pelo menos é o que diz a matéria do jornal O Dia)! Se estivesse lá, participaria deste manifesto. Como não posso deixo aqui meu apoio aos moradores que tentarão (espero que não seja em vão) salvar a antiga Prefeitura e atual Casa de Cultura de Saquarema.

1 comentários:

Unknown disse...

só muito amor pela cidade pode despertar um sentimento assim... é realmente revoltoso fazer uma coisa dessas com nosso patrimônio!

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)