Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aventuras em mundos de fantasias

Antes de qualquer coisa vou avisar. O post é sobre filmes, mas não contem spoiler.

Vamos a ele...

Minhas aulas acabaram e eu decidi que precisava começar essas férias me permitindo momentos de diversão dos quais muitas vezes me privei. Volta e meia deixava de ver um filme que eu gostava só porque não conseguia ninguém para ir comigo. Gosto muito de ir ao cinema acompanhada, se for em grupo melhor ainda, mas tem sido cada dia mais difícil acertar gostos e agendas. A gente cresce, começa a trabalhar e fica tão complicado fazer alguma coisa que não seja casa-trabalho-casa durante a semana. Além disso, ainda tem o povo que num gosta dos filmes que a gente quer ver. Aí complica mais!

Essa volta toda foi só para dizer que enfiei na cabeça que ia ver os filmes que queria e fui! Ninguém queria/podia ir comigo... Fui sozinha mesmo! E valeu muito ter ido! Adorei os filmes!

Primeiro vi HP7 - Herry Potter e as Relíquias da Morte (parte 1)



Não sei se minha opinião conta muito. Ainda não consegui ler nenhum dos livros, mas vi todos os filmes. Este último foi o único que vi no cinema. Achei muito bom! É legal ver os atores crescidos, a história se desenvolvendo, os conflitos, as cenas incríveis, nos lugares incríveis e tudo mais. Muita magia e muitos efeitos especiais. Dá para se sentir um pouco dentro daquele universo todo. Por algumas horas estive com os pesonagens viajando por lugares diferentes, vendo paisagens fabulosas e convivendo com coisas que, para nós, seriam absurdas, mas em um mundo de magia são as mais comuns. E eu me amarro nisso!! =)

Para deixar um gostinho, caso algum dos meus 2 ou 3 leitores ainda não tenha visto o filme, aqui vai um vídeo com o trailer das duas partes...


E aqui o trailer da parte 1, que é a que eu vi...


O único problema que tive foi uma turminha de adolescentes na minha frente que não parava de tagarelar o filme todo. Falta de educação é dose.


Já a outra grande aventura foi As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

Este eu vi em 3D! Maravilhoso! Também já tinha visto os outros filmes ("O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" e "O Príncipe Caspian"). Neste caso foi um pouco diferente porque estou lendo os livros. Tudo bem que não cheguei no "Peregrino da Alvorada" ainda. Estou no livro que deu origem ao primeiro filme, mas vale lembrar que não se trata do primeiro da série. Há outro antes, no qual tudo começa e muita coisa passa a fazer mais sentido. Ler o comecinho foi bom para saber como Nárnia surgiu, e qual a relação original entre o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. Já gostava dos filmes e estou curtindo ainda mais os livros. Eles ajudam a enxergar outras coisas que tinham passado batidas e venho percebendo o quanto podemos encontrar de teologia nessa história fantástica. Isso mesmo! Teologia! Não vou entrar em detalhes para não deixar este post virar spoiler, mas além de toda a magia e encantamento é possível encontrar bastante coisa relacionada à fé e à teologia cristã. Coisas que eu só reparei neste último filme, até porque, em certo momento ficam muito óbvias.

Independente disso, o que me encanta e continua a encantar é a magia. Amo filmes de viagens para outros mundos!!! Gosto de sonhar com esses lugares mágicos, onde tudo é possível, onde animais podem falar, onde crianças sabem lutar com espadas e o encantamento está por toda parte. Sou uma mente sonhadora, não há como negar. E Nárnia é uma terra fantástica, na qual a luta pelo bem conta com a ajuda de quatro crianças, cada uma com suas características complementam-se para juntas defenderem esse lugar especial. Neste último temos apenas dois dos irmãos em Nárnia. Os mais velhos cresceram e a terra mágica já não é mais o lugar deles, embora continuem guardando o lugar na lembrança e no coração. Os mais novos chegam em Nárnia para salvá-la de um grande mal oculto e a pureza dos corações vai ser testada a todo momento. Vejam o trailer desta nova aventura...



Algumas coisas interessantes:

- Descobri, pesquisando para este post que As Crônicas de Nárnia e seu autor inspiraram vários outros autores importantes, até mesmo J.K ROWLING, a escritora de Harry Potter (segundo o blog Conexão Leitura). Não é uma coincidência interessante eu ter visto, quase seguidos,  justamente esses dois filmes que estou comentando aqui?

- Nárnia, de alguma forma, me faz lembrar de um clássico da minha infância pelo qual sempre fui apaixonada: A História Sem Fim. Muitos anos depois descobri que também se tratava de um livro que foi adaptado para filme. Comecei a ler, mas era em .pdf e acabei parando (livros físicos são mais adequados para ler no ônibus, por exemplo. rs). Caso não conheçam sugiro uma olhadinha no trailer do primeiro (também teve continuações no cinema, embora acredito que elas não existam em livros)...


Não sou nenhuma especialista em filmes, só queria partilhar com meus 2 ou 3 leitores um pouco das emoções que senti ultimamente na sala escura (mesmo sozinha - rs). Para completar (por enquanto) minha lista de filmes a assistir falta apenas... A Rede Social (o filme do Facebook). E assim que assistir, voltarei aqui para comentar também.

3 comentários:

leo disse...

Os livros de Nárnia, são incríveis mesmo, amo de paixão. Mas o primeiro livro foi O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, depois veio o Caspian e se não me engano, o Peregrino, depois o próprio autor disse que não se lembrava mais em qual ordem eles foram feitos. Outra coisa interessante sobre o CSLewis é que ele era amissíssimo do JRRTolkien e eles dois se influenciaram muito. vi a rede social e achei bem ruim, não vá ver esperando um filmão!

. carolina . disse...

"Mesmo sozinha?" Ir ao cinema sozinha é o que há! hahaha... se eu dependesse de cia, nunca iria. É bom pra conhecer novas salas, criar seus próprios rituais. Gosto de ir com outras pessoas, mas adoro ir sozinha ao cinema. Exercita mais isso!

Beijos!

Selene disse...

Ai Carol, estou mesmo exercitando isso, mas confesso que ainda é mto estranho para mim. Gosto de comentar o filme, gosto de ter cia no cinema. Só atou aprendendo a não me privar mais de ver os filmes que quero. Isso é bem verdade! ;P

Leo, na coletânea tem um outro livro antes de "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", no qual ele conta como Nárnia foi criada dentre outras coisas. Pode ser que tenha sido escrito depois, mas na sequência acaba vindo antes.

Valeu pelos coments, amigos! Espero que venham outros para alimentar esse cantinho. =)

Bjs.

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)