Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cultura e Política

Hoje recebi pelo Twitter um link para o site Cultura e Mercado, do Leonardo Brant, velho conhecido dos tempos de ProCult UFF que continua permeando a minha vida acadêmica de vez em quando. O título do post era Cultura nas Eleições e tratava rapidamente sobre o que os candidatos à Presidência da República defendem no que diz respeito à cultura.

Mais tarde vi no Jornal Nacional uma entrevista que eles estão fazendo com os candidatos. E a bola da vez hoje foi Marina Silva. Logo no começo ela falava sobre o meio ambiente permear todas as outras esferas e me peguei pensando que, para mim, quem permeia todas as esferas é a Cultura.

Sem querer puxar a brasa para a minha sardinha, mas já puxando (rs), seja a cultura com "C" maiúsculo ou minúsculo (e quem já fez Comunicação e Cultura Popular com Ana Enne sabe do que estou falando) é por ela que passam todos os outros aspectos sociais que vão determinar nossas práticas, nossas idéias, nosso viver.

Sabem o que mais impressiona? Ninguém dá o devido valor para esta categoria tão importante. A educação está atrelada à cultura, a saúde também depende da cultura, os cuidados com o meio ambiente (de que a candidata tanto falou) também dependem dos hábitos culturais, a corrupção ou não está relacionada à valores morais que são transmitidos culturalmente, economia é cultural, problemas sociais também encontram interseção com a cultura, esporte tem sua ligação com a cultura também e se eu continuar não terminarei mais.

Apesar disso tudo, sempre que se fala em cultura durante as campanhas, só se fala em mecanismos de financiamento. Claro que as atividades artístico-culturais precisam de fomento, mas a cultura vai além dos projetos culturais que elaboramos e realizamos. A cultura é a "vida" da sociedade e é a partir dela que definimos os rumos que vamos tomar. Gostaria de ver os candidatos (e o futuro presidente do nosso país, que será um deles) se preocuparem mais com esse aspecto tão importante ao invés de apenas repetirem os mesmos jargões de sempre.

1 comentários:

. carolina . disse...

Sim, certíssima!

às vezes acho que os candidatos ficam repetitivos, contam as mesmas histórias e não ampliam muito o assunto para questões que ainda nem foram mencionadas, como a Cultura. Tenho assistido a todos os programas com candidatos, e sempre é a mesma coisa.

Como alguém disse, o Serra no 1º debate deu uma boa sugestão: debates temáticos. E seria muito importante que um dos temas fosse cultura.

Bjos!

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)