Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

90 anos de pessoa importante merece um post

Gente, meu Vô completou 90 anos essa semana. Mais precisamente dia 26. Pode parecer besteira fazer tanto barulho, afinal são só 89 + , ou 91 - 1, não importa! Fato é que mais 10 fica 100. E eu me pego pensando... "Meu Vô tem quase um século e se em 10 anos o mundo muda de uma forma absurda. Imaginem em 100. Penso na quantidade de coisas que ele viu surgir. Coisas que ele nem entende, mas viveu os tempos de sua criação. E as coisas que ele viu sumir. Nossa! Tantas que nem ele deve lembrar mais. A sociedade mudou, o jeito que as pessoas pensam mudou, a forma como agem, as relações umas com as outras. Foram muitas transformações nesses 90 anos.

E se pensarmos na vida dele... Um menino que nasceu numa aldeia lá em Portugal, veio tentar a sorte no Brasil deixando esposa e filhos lá para mandar trazer depois, passou necessidade, trabalhou muito e conseguiu melhorar aos poucos até ter condições de viver sem grandes apertos. Um pai severo, mas que sempre amou os filhos, do jeitão dele. Viu seus filhos crescerem, casarem e os netos chegarem. Tornou-se um Vô babão (hehe). Completamente apaixonado pelos pequeninos que conseguiam dele coisas que ninguém imaginava (Minha mãe conta que eu brinquei de cavalinho com ele. Ela quase não acreditou quando o viu no chão com a netinha (eu) montada em suas costas). Ele soube (e sabe) com todas as qualidades e defeitos de um ser humano como tantos outros fazer da sua vida uma bela passagem pelo mundo.

A partida da minha Vó, esposa, companheira e amada, foi uma fase muito dura e até hoje quando a lembrança bate forte, traz lágrimas ao olhar. Normal! Não somos feitos de pedra, nem ele. Mas mesmo com todas as turronices típicas dos casais daquela época, sei que eles se amaram (e muito!). Passado o período mais difícil e com o apoio da família ele seguiu enfrente e alcançou essa linda idade que comemoramos hoje.

90 anos! Ai como quero chegar até lá! Com saúde e lucidez. Sim! Porque meu Vô é lucido. Turrão e lúcido (rs). Volta e meia a gente diverge em opiniões. E só uma pessoa lúcida é capaz de formular argumentos para debates como os que temos. hehe

Que Deus abençoe cada segundo da vida dele! E que Ele nos conceda a graça de ter a alegria de celebrar em grande estilo o centenário do Sr. Abel.

Sei que dificilmente ele vai ler isso aqui (é lúcido, mas não conectado. hehe), mas quando o amor é grande tem que ser expandido, divulgado, partilhado... Então...

EU AMO O MEU VÔ ABEL DE MONTÃO!!!! =D


2 comentários:

Ricardo Franco disse...

Ah, fala sério! Nem tão turrão assim... olha lá ele acenando pra foto. :D
Ouvi uma história - tenho dúvidas de que seja verdadeira, acho que é só piada - a respeito de um repentista que, em entrevista, deu a receita de se chegar aos noventa anos: "É só não morrer!".
Daí sou quase obrigado a acreditar que o sr. Abel seja mesmo 'turrão'. Tem que ter "muita crista" para suportar, com lucidez, tantos anos de luta. Mas, ao mesmo tempo, se viver é uma constante luta, é também o maior prazer que há. Assim, chego a outra conclusão: O sr. Abel ama a vida e tem a certeza de que é amado por um universo de pessoas. E, 'gente turrona' (desculpe-me, sr. Abel, foi sua neta quem disse isso a respeito do senhor... rss) só parte quando quer e ponto final!
Desejo que seu avô continue 'não dando mole' pras agruras da vida por muitos anos ainda.
Obs.: Às vezes fico pensando, tentando imaginar o que se passa na cabeça de alguém que praticamente viveu o nascimento da tv e hoje... afff... nem dá pra citar as transformações tecnológicas. Mas se os olhos brilham diante das maravilhas do mundo moderno, imagino a dor de presenciar a 'evolução'(?) da humanidade - "naquele tempo as pessoas eram mais família, pai e mãe não era 'cara' nem 'você', a gente conversava com um amigo 'cara a cara' e não por um aparelhinho (é teleconferência, vô)".
Obs.2: E por que ele não vai ler seu post?! Você conhece um troço chamado impressora? Pois é... acho que até seu avô sabe da existência desse aparelho e lhe diga pra que serve e como funciona... hehehe
...
Enfim,
Parabéns sr. Abel.

. carolina . disse...

Ei Seu Abel, Parabéns!!!

Meus avós também estão caminhando para os 90. É muito bom ter a companhia deles, e de forma lúcida (algumas dores aqui, ns probleminhas ali, mas vivos, plenamente!)

Um abraço pro seu vô!
Bjos!

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)