Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Natal chegando

Hoje é o primeiro domingo do Advento. Para os católicos começa agora um tempo de preparação para o grande dia em que comemora-se o nascimento do Menino Jesus. Esse tempo dura 4 semanas e termina com a chegada do Natal.

Como passei esse final de semana em Niterói, acabei assistindo a missa de hoje aqui na N. Sra. das Dores, no Ingá. Curioso! Acho que também passei o 1ª domingo do Advento aqui no ano passado, porque o padre falou quase as mesmas coisas na homilia. Como não estou sempre aqui, acaba marcando mais e lembro bem das sábias palavras dele. Claro que a temática do tempo liturgico favorece. Ele usou os mesmos exemplos e ainda que me parecesse um tanto repetido, isso não fez com que fosse menos relevante. Tudo muito pertinente, tudo que muita gente precisa ser lembrada. NATAL é uma ocasião muito importante e, da mesma forma que nos preparamos para receber uma visita importante, ou para fazer algo que seja importante para nós, mais ainda devemos nos preparar para a chegada do Natal. Preparar a casa? Sim, tudo bem. Mas acima de tudo, preparar o coração para receber o Menino Jesus que vai chegar. Limpar cada cantinho do coração, tirar tudo de ruim, toda a sujeira, que pode haver dentro dele. Porque para o Menino Jesus poder habitar em nosso coração precisamos dele aberto, limpo e cheio de amor.

Muita gente teima em esquecer quem é o verdadeiro dono da festa, o aniversariante, o real motivo desse dia existir. Para aqueles que não são cristãos, tudo bem! Fica o espírito de paz, de fraternidade, amor... Não faz sentido exigir de quem não compartilha da mesma crença que tenham a mesma visão. Para as crianças, sejam cristãs ou não, quem costuma ganhar projeção é o bom velhinho, o problema é quando esse senhor barbudo de roupa vermelha ganha mais atenção de muitos cristãos do que o Menino Deus. Por isso quero partilhar com meus poucos leitores uma imagem que achei na web quando pesquisava ilustrações para este post. Acho perfeita para ensinarmos aos nosso pequeninos quem é a figura realmente importante do Natal (além de ser uma gracinha =P). Vejam abaixo:


E para encerrar, que esse post já está grande demais, convido vocês para uma reflexão: já pararam para pensar na imensidão do amor que devia existir na família de Nazaré? Às vezes me pego pensando em como deve ter sido aquela noite. Chego a quase sentir um pouco do amor que devia reinar naquele local. Maria e José devem ter sentido algo inexplicável quando tomaram nos braços aquele bebêzinho tão pequenino e frágil, que estava sob os cuidados deles. Se o amor de mãe e de pai já é uma coisa que alarga o coração, que preenche todos os espaços, imagino quando o filho em questão é nada mais, nada menos que o próprio Cristo Jesus. Olho para figuras como esta e fico me imaginando lá, vendo essa cena ao vivo.


Espero que todos vocês possam preparar bem os corações para o Natal e viver esse tempo tão especial com amor, paz, respeito pelo outros, fé e esperança em um mundo melhor.

2 comentários:

. carolina . disse...

Esta certamente é uma bela época do ano. Fico meio nostálgica, um tantinho deprê, mas com um sentimento de que naquele momento, existe harmonia.

E sim, o verdadeiro homenageado é Jesus, e o que devemos ter em nós e exaltar, não só naquele momento como durante o ano inteiro, sãos seus ensinamentos. E nem precisa ser cristão para segui-los. Afinal, amor todo mundo quer, né?

Que os preparativos sejam tão bonitos quanto sua noite de Natal.

Ah, e muito obrigada por ter ido na minha formatura! :)

Beijos!

Alessandro Silva disse...

Parabéns pelo Blog!
Venho por esta mensagem convidar-te a conhecer um inovador podcast de Espiritualidade e Formação.
É o CEFAScast!
Podcast são arquivos de áudio em MP3 que você pode escutar em qualquer lugar a qualquer ora!
Um material muito rico para você baixar e escutar gratuitamente!
Pode ser baixado e colocado em mp3 players, celulares, ipod's, pc, aparelho de som, etc.
E escutado quando quiser ou tiver tempo (em ônibus, filas, trânsito, esperas, caminhando, etc)
É um novo e abençoado meio de evangelização e formação!

Conheça e divulgue!
Baixe, escute e ore conosco!
E divulgue!

Acesse:
http://cefascast.blogspot.com/

Gostaria que divulgasse também no seu Blog.

Conheça também nosso site principal ou Twitter:
www.missaocefas.org
http://twitter.com/aleger


Deus te abençoe!

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)