Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Guerra e Paz - Eu, Portinari e o Municipal

Terça tive que ir no Centro da Cidade para resolver umas coisinhas. Estava perto demais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (aberto ao público com os painéis de Portinari) para passar só do lado de fora.

Havia uma fila enorme. Acho que é padrão quando o Theatro se torna mais acessível, como os aniversários de Portas Abertas e os Domingos a R$1,00. Nem pensei duas vezes! "Vai ficar?", disse meu tio que caminhava comingo. "Claro!", respondi. Nem passou por minha cabeça desistir. Diante das filas que já peguei ali, aquela até que estava pequena, nem tinha chegado na rua do anexo ainda (embora já estivesse perto).

Não sabia direito como estavam procedendo. Achava que era só entrar, olhar e sair. Depois descobri que não era assim. Havia uma apresentação toda especial e por isso estavam entrando em grupos de umas 400 pessoas por vez, mais ou menos.

Só entrar no Theatro já é motivo suficiente para me emocionar. Não adianta! Tem algo naquele lugar que não sei explicar. AMO D+! Só que não para por aí...

A produção desta exposição está de parabéns! Conseguiram fazer mais que uma exposição. Eu diria que tornaram cada sessão um espetáculo. O público entra no Theatro e ocupa as poltornas da platéia (os outros setores não são utilizados), chega o mestre de cerimônias (muito simpático e educado) que faz a apresentação e anuncia a exibição de um documentário. Terminado o filme, tem início o que, para mim, foi a mais grata surpresa: começa uma projeção nos próprios painéis. Não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa de quem for até lá, mas posso dizer que assisti boquiaberta, de tão maravilhada que fiquei.

Aqui vai um vídeo com a apresentação completa (caso queiram estragar a surpresa ou realmente não possam ir). Está um pouco escuro, mas dá para ter uma noção:




Em seguida, o visitante pode subir ao palco do Theatro e se aproximar das pinturas, ver de perto e notar detalhes dos painéis, que não vem ao caso descrever aqui. Sugiro que visitem e vejam com seus próprios olhos! ;)



Esta passadinha pelo palco acaba por ser outro momento marcante para várias pessoas. Gera uma certa disputa entre Portinari e o Theatro visto por outro ângulo. As pessoas se viram para a platéia e, diante desta visão inédita para muitos, a expressão mais comum é: "Uau!". É realmente lindo! Eu já tive a oportunidade de contemplar o Theatro deste ângulo, mas foi a primeira vez depois da reforma. LINDO!

Ao fim, o público é convidado a seguir para o Restaurante Assírio, que também está sendo restaurado e cuja restauração pode ser observada ao passar. Uma visita e tanto! A saída é pelo Boulevard que foi feito após a restauração da casa.


Para terminar deixo vocês com este vídeo que encontrei, com imagens da exposição e do Theatro. Achei de uma delicadeza enorme. (Aviso: tem imagens da projeção)



É sério, gente! Visitem! Não vão se arrepender!!

OBS: Quase esqueci... Ponto para os funcionários e seguranças! Estão mais educados e gentis. Não que fossem grossos, mas antigamente eram mais sérios e secos. Desta vez foram mais delicados, simpáticos e amáveis. Espero que continuem assim!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)