Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

Encontro dos Círios

Vigília na Paróquia N. Sra. de Nazareth - Saquarema

Visita da Imagem de N. Sra. de Nazaré vinda de Belém do Pará


São 00:52, estamos aqui na Matriz, em vigília (Sim, estou mesmo escrevendo de dentro da Matriz. É a tecnologia a favor da fé!). A nossa frente: Jesus Sacramentado e duas lindas imagens de sua Mãe: a nossa (que vemos todas as vezes quando entramos na Matriz) e a pequenina imagem peregrina vinda diretamente de Belém do Pará (aquela do tão conhecido Círio de Nazaré).

O que a gente espera em uma situação como essa? Pessoas cansadas, com sono... já é bem tarde e esse quadro parece muito natural, mas não é isso que encontramos aqui. Temos, na verdade, idosos, adultos, jovens e até mesmo crianças reunidos para uma noite de Vigília e oração. É lindo de se ver! Não posso dizer que a Matriz está cheia, mas as pessoas que aqui estão (e não são poucas como eu imaginava) vieram decidias a entregar esta noite a Deus, em orações, canções, louvores, enfim... vieram entregar um pouquinho de suas vidas, dificuldades, cansaço, sonhos...

Quando eu cheguei a imagem já estava aqui e a missa já tinha começado. A igreja estava cheia. Todos queriam ver a pequenina imagem. Que amor é esse que ela desperta? É um carinho tão grande! Acho que acima de tudo é uma enorme gratidão que os fiéis querem expressar por tudo que sentem vir das mãos maternas de Maria, o cuidado, o carinho, a ternura, coisas de mãe, né?! As pessoas se sentem amadas por Nossa Senhora e querem retribuir através da pequena imagem. Não há cena mais linda que a expressão de fé de um povo que sofre, mas não deixa de amar. É isso que vejo em ocasiões como hoje. Essas cenas fazem meu coração arder.

Algo que está me alegrando muito é a presença da nossa juventude. É a segunda vez que nos reunimos para passar uma noite diante de Jesus. Tudo bem que a gente conversa, brinca e se diverte também. Mas quem disse que uma Vigília tem que ser chata e monótona? Não! Somos jovens e na nossa juventude caminhamos com Jesus do nosso jeito jovem. Tenho certeza que Ele se alegra conosco!


E a vista aqui de cima, gente? A cidade vista daqui durante a madrugada é ainda mais bonita. Há um silêncio, a gente vê a neblina sobre o mar, a lagoa e a cidade. É lindo demais! Colocarei masis fotos em um próximo post para que vocês possam ver.

Bem, por enquanto, vou ficando por aqui. Mas se der vontade escrevo mais um post. =)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)