Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

3ª Feira Cultural de Saquarema

Lamentei não ter levado a máquina. Durante os dias 13 e 14 de novembro aconteceu um evento cultural em Saquarema que, confesso, não me inspirava grande empolgação. Ok! Quebrei a cara. Não vou dizer que foi perfeito ou algo assim, mas justiça seja feita, esta 3ª edição superou minhas expectativas e demonstrou que estão trabalhando para trilhar o caminho certo.

No meu ponto de vista, ainda precisam melhorar muito, fazer do evento mais que uma vitrine, um espaço de troca e reflexão. Coisas que vejo surgirem com o tempo e que podem vir a acontecer num futuro.

Infelizmente não pude acompanhar tudinho, tudinho, mas gostei do que vi. Muitas pessoas envolvidas, exposições, apresentações de música, dança, poesia. Senti falta do teatro (nos momentos que estive presente não vi uma apresentação sequer).

Foi muito bom ver os colégios envolvidos e é melhor ainda saber que para se apresentarem foi preciso, certamente, preparar tudo, pensar e viver cultura e arte durante uma boa parte do ano. Outra coisa boa foi ver as pessoas participarem de tudo, assistirem, interagirem. O espaço quase nunca esteve vazio e o público não ficava apético, embora demonstrasse uma certa timidez de vez em quando.

Uma das coisas que mais me encantou foi o Projeto Primeiro Passo. Como eu ainda não conhecia esse projeto? Foram várias apresentações de dança, com turminhas que iam desde pequerruchos fofos até bailarinas com sapatilhas de ponta. E c/ que alegria aquela molecada bailava! Não tinham figurinos (apenas a camiseta do projeto) e isso não importava. Importante mesmo era executar os passinhos. Pezinhos que aprenderam a caminhar nem faz tanto tempo, já se arriscavam a saltinhos e pontinhas do pé. LINDO mesmo!

Notei uma ou outra menina com o porte de bailarina profissional e temo pelo futuro delas. Dá uma dor no coração pensar que talentos assim podem ficar perdidos aqui sem chances de desenvolvimento, sem poderem ganhar o mundo. Vi também um menino que é um artista completo. Não consigo lembrar o nome dele, mas o garoto deu show no ballet clássico, dançou axé e ainda tirou onda cantando (que voz!) e interpretando diante da platéia e dos amigos que curtiam e brincavam com ele.

Mas nem tudo são flores e, como disse, ainda precisam melhorar em vários aspectos. Para a produção cultural e artística de Saquarema crescer, a população precisa ter mais contato com outras produções e outras manifestações artísticas. Senão, cada feira vai ser mais do mesmo. Não estou menosprezando a capacidade criativa das pessoas, mas, para criar coisas novas, é saudável ter contato com... coisas novas (rs). Por isso eu acredito que seria legal ter outros artistas e outras apresentações além das locais. Sei lá! Chamar um grupo de dança ou um coral de fora para interagir com a prata da casa, dar aos meninos a oportunidade de estar perto de profissionais que eles admirem e ao público a chance de fruir coisas diferentes.

Minha implicância maior ainda é com o deslie de "roupas recicladas" e o concurso Garoto e Garota Estudantil. Assim, eu sei e Priscila Ramos (do Canto Cult e do Moda Clipe) não me deixa esquecer, que MODA também é CULTURA, mas ainda me questiono sobre a relevância cultural desse desfile. Compreendo o trabalho que é projetar e fazer roupas com sacos, plásticos, garrafas pet, anéis de lata e tudo mais, não quero desmerecer as pessoas que batalharam tanto nisso, mas repito que me questiono sobre a relevância cultural e a justificativa para esse tipo de ação. Tantas outras coisas poderiam ser feitas no lugar desse concurso/desfile.

E para encerrar as críticas vamos ao vocabulário. Genteeee, se a idéia é melhorar a educação e a cultura da cidade como podem chegar no palco e sair comendo "S" nos plurais, escorregar nas concordâncias e mergulhar num gerundismo irritante. Sério! Chegou uma hora que eu estava quase tendo um treco! "Nós vamos estar apresentando", "Vocês podem estar se organizando", "Eles vão estar fazendo" e por aí vai. NÃO! Isso é o tipo de coisa que a gente NÃO deve falar. Muito menos tantas vezes seguidas. Assim como estou até agora irritada com a expressão "Cultura Carnavalesca". Outra coisa que me causou um estranhamento terrível. Assim, me corrijam se eu estiver errada... O carnaval é uma data festiva que faz parte do nosso calendário e se tornou uma expressão cultural. Carnaval enquanto cultura, ok! Cultura Carnavalesca? Hummm, talvez seja só implicancia minha, mas ainda soa estranho. Para vocês não?

O importante é que a Feira Cultural rolou e espero que outras atividades do tipo continuem acontecendo por aqui cada vez mais e com complexidade cada vez maior. Espero, de verdade, que não pare po aí. Que durante o ano de 2011 muitas atividades sejam realizadas e que não se resumam a micaretas e festas do tipo.

Vida longa para a CULTURA em Saquarema.

2 comentários:

Aluizio Almeida disse...

Só pra deixar registrado Se:

No domingo tiveram apresentações de teatro muito bacanas e no sábado o destaque ficou com apresentação de grupo de capoeira, apresentação de bandas escolares e Sarau de Poesia com o Núcleo de Poesia Alberto de Oliveira. Gostei mais da programação do sábado que a do domingo.

Selene disse...

Boa Aluisio! Eu imaginei que devia ter algo de teatro que eu não teria visto. Você confirmou minhas suspeitas.

É isso que eu quero com este post, saber a opinião das outras pessoas também. Ter contribuições que ampliem a reflexão de quem foi e de quem não foi mas tem algo a acrescentar.

Fiquei meio chateada porque queria ver a homenagem ao Latuf que estava na programação e não vi. Na verdade nem sei se teve. =/

Valeu pelo coment! Espero que venham outros.

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)