Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Formação

Os amigos mais próximos já estão mais familiarizados com as formações que escolhi, mas como ainda tem muita gente que pergunta e não conhece nem a Produção Cultural nem os Estudos de Mídia, resolvi fazer este post para esclarecer um pouco sobre a formação acadêmica e o mercado de trabalho. Se aceitarem encarar o texto abaixo vão entender um pouco mais sobre o meu universo e também poderão ver como as duas carreiras meio que se completam.

Comecemos por meu primeiro amor... a Produção Cultural:

Sem perder de vista a formação técnica, imprescindível nesta era em que a tecnologia e arte se mesclam, este curso oferece um consistente aparato teórico-crítico para dar respaldo acadêmico a uma profissão consolidada no mercado. O currículo foi construído de modo a fornecer uma perspectiva interdisciplinar da Cultura e da Arte, oferecendo conhecimentos básicos dos vários meios de expressão artísticos com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentalizá-lo em planejamento e administração cultural. O curso estrutura-se em 3 blocos: Teorias da Arte e da Cultura, Fundamentos dos Meios de Expressão e Planejamento Cultural.

Deste modo, pretendemos formar profissionais que não apenas reproduzam modelos, atendendo às exigências mercadológicas, aos interesses hegemônicos da indústria cultural, mas capazes de iniciativas, desenvolvendo projetos que valorizem a diversidade sociocultural. Formar produtores conscientes, com uma nova visão da cultura, valorizando-a em seu potencial transformador, associando-a à educação, visando a construir uma sociedade melhor.
 
A área de atuação do Produtor Cultural é muito ampla. Em linhas gerais este profissional se encaminhará para a criação, estruturação e organização de projetos e produtos artístico-culturais, lidando com todas as etapas implicadas nesse processo. O curso formará profissionais habilitados para atuar em: Centros Culturais, Fundações, Institutos, Museus, Teatros, Galerias de Arte, Cinemas, Bibliotecas, Escolas, Universidades, Órgãos Oficiais de Cultura (municipais, estaduais ou federais), Organizações Não Governamentais (ONG's), Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Empresas de Televisão e Rádio, Setores de Marketing Cultural, Empresas de Produção Artística e Escritórios de Direitos Autorais.
 
 
Sim! Sou Bacharel em Produção Cultural (Curso reconhecido pelo MEC - Portaria nº 2.244, de 15 de outubro de 2001)
 
E depois de ProCult, me encantei por outra formação também muito interessante, com um forte viés teórico-reflexivo, mas que não deixa a prática de lado. Falo do curso de Estudos de Mídia que vocês poderão conhecer abaixo:
 
O curso de Estudos de Mídia tem como objetivo principal proporcionar ao aluno fundamentos analíticos sólidos acerca dos meios de comunicação, tendo em vista diferentes aspectos, tais como: a dimensão institucional/organizacional dos meios de comunicação; seu contexto cultural e histórico; as diferentes linguagens midiáticas; os seus fundamentos tecnológicos; problemas de natureza ética relacionados ao modo de inserção dos meios de comunicação na vida social.
 
O bacharel em Estudos de Mídia estará apto para atuar, junto a empresas e outras instituições, como analista e consultor de mídia. Caberá a este profissional diagnosticar problemas ou limites relativos aos meios de comunicação, tendo em vista aspectos organizacionais, tecnológicos e de linguagem, bem como analisar seu impacto sobre a sociedade.
 
 
Para aqueles que se interessaram, vale a pena conhecer melhor o que essa galera vem aprontando por aí e vocês podem fazer isso com as dicas a seguir:
 
- http://www.uff.br/procult (Site de ProCult - Não é maravilhoso, mas é o que temos. Qualquer dia desses fazem um novo)

- http://monografiasprocult.wordpress.com/ (Blog onde estão concentradas em PDF algumas monografias defendidas pelos alunos de ProCult. Amei a iniciativa! É uma forma inteligente de fazer a informação circular já que temos trabalhos muito bons que podem ser referências para outras pessoas)
 
- http://www.uff.br/ecmidia (Site de Estudos de Mídia - Também não está perfeito, mas merece atenção mesmo assim)
 
- http://www.uff.br/portalmidia (Portal de Estudos de Mídia - Meu preferido. De lá vocês podem linkar para várias coisas legais que a galera foi criando no decorrer do curso)
 
- http://www.clipestesia.com.br/ (Clipestesia - O lugar para quem gosta de Clipes. Tem tudooo! Vale a pena conferir. Resultado de um projeto que nasceu nas aulas de Linguagem de Videoclipe em Estudos de Mídia e só fez crescer. Conta com a participação da galera de ProCult tb. Orgulho!! =D)
 
 
É isso thurma! Para quem não conhecia espero que tenha ajudado a entender melhor que sou louca, mas nem tanto. rsrs

2 comentários:

Thaís Nadi disse...

Estou tentando explicar o que é Estudos de Mídia há quatro anos...

Selene disse...

Sei bem como é isso Thaís. Passei 4 anos explicando o que era Produção Cultural e ainda explico até hoje, como também passei a explicar o que é Estudos de Mídia. Por isso também que fiz o post aqui no blog.

Apesar de tudo ainda acho que vale a pena! É preciso muita coragem para optar por uma profissão que não é das tradicionais, mas quando você se realiza estudando e trabalhando, quando gosta de fazer os trabalhos e estudar os assuntos, quando as aulas são interessantes e te fazem pensar em coisas que você gosta... Ah! Vale muito a pena!!! =)

Com o passar do tempo as profissões vão se fixando, tanto no mercado quanto nas cabeças dos nossos parentes e amigos. Quando comecei em ProCult a carreira era muito menos conhecida do que é hoje. Os profissionais estão se firmando e ganhando visibilidade, tanto no meio quanto socialmente. Não é atoa que quando fiz concurso para a UFRJ, UFF e Prefeitura de Niterói, em todos os casos a vaga era para Produtor Cultural. Isso mesmo! Com todas as letras. Acredito que deve acontecer o mesmo com Estudos de Mídia. Para mim é só uma questão de tempo. A diferença é que provavelmente não serão vagas para Estudos de Mídia especificamente, mas Comunicação aberta aos graduados em ECMídia (o que dá um leque de vagas muito maior, não acha?).

Amo cultura e comunicação! Não consigo pensar as duas em separado e acho que ninguém deve. Por isso, depois de me aventurar numa carreira nova, resolvi ser feliz em outra mais nova ainda. E não me arrependo de nenhuma. Gosto muito de tudo que tenho feito na minha carreira acadêmica. =)

Postar um comentário

Obrigada! Seu comentário será publicado após moderação. =)